terça-feira, 21 de setembro de 2010

SANTAS MISSÕES POPULARES -RETIRO


MISSIONÁRIOS DE SÃO JOSÉ DO ALEGRE PARTICIPAM DO RETIRO EM VARGINHA



Aconteceu no último final de semana na cidade de Varginha o retiro espiritual para os missionários das Santas Missões Populares.
Com o Ginásio do VTC lotado, Pe. Jean Poul Hansen, coordenador diocesano de pastoral, animou as caravanas das mais de 60 paróquias presentes. Em seguida, Dom Diamantino Prata de Carvalho, bispo diocesano, saudou os presentes
Ao longo da manhã, o articulador nacional das SMP, Pe. Luis Mosconi conduziu as primeiras atividades. Houve apresentações dos grupos de jovens das três Paróquias de Três Pontas, Mundo da Juventude da Paróquia São Sebastião e do grupo Enac, da Paróquia do Divino Espírito Santo, ambos de Varginha.

Sob a proteção e o olhar de Nossa Senhora do Carmo e motivados pelos organizadores os participantes se sentiram tocados a assumirem com fervor o trabalho missionário.

Por volta de 15h30, os presentes se dirigiram à Concha Acústica Mariângela Calil para a Missa de encerramento. Segundo os organizadores, cerca de cinco mil pessoas participaram da celebração que contou também com a presença dos fieis das sete paróquias de Varginha.
Dom Diamantino Prata de Carvalho presidiu a eucaristia, concelebrada por dezenas de presbíteros da Diocese. No momento de Ação de Graças, houve acolhida solene da imagem da padroeira da Diocese da Campanha, Nossa Senhora do Carmo.
No momento do envio, dezenas de bandeiras do Divino Espírito Santo e das 67 paróquias que compõem a Diocese formaram a famosa Bandeirada Missionária. Neste clima festivo, os participantes se despediram de Varginha, motivados para o serviço que vêm pela frente.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Santo do Mês - Setembro

São Jerônimo, Confessor e Doutor da Igreja(+ Palestina, 419)

Natural da Dalmácia, recebeu formação católica, mas só foi batizado aos 20 anos. Possuidor de uma cultura clássica das maiores do tempo, é considerado um dos mestres da língua latina. Aproveitou integralmente sua imensa cultura no serviço da Igreja, lutando contra as heresias e defendendo a Fé católica. Atraído pela vida isolada e recolhida, na oração e nas austeridades, nem por isso deixava de participar ativamente, desde os vários locais em que viveu como ermitão, das grandes controvérsias do mundo culto de então. Foi secretário do Papa São Dâmaso, e recebeu deste o encargo de traduzir para o latim os Livros Sagrados, de modo a haver uma única versão oficial das Escrituras, para que não fossem estas deturpadas pelos hereges dos séculos futuros. Essa foi a origem da Vulgata . Na fase final de sua vida, permaneceu em Belém, na Palestina, onde dirigiu um mosteiro de monges e deu assistência a um mosteiro feminino.

Mês da Biblia

SETEMBRO - MÊS DA BIBLIA


Estamos no mês de setembro, temático mês da Bibilia, que neste ano sugere para a reflexão nacional o livro de Jonas e nos recorda o envio de todos nós para evangelizar nas cidades.
Bíblia é a revelação de Deus numa linguagem humana e compreensível para todos, através de séculos. Muito embora tenha sido escrita durante longos períodos não contínuos ela apresenta-se como uma unidade perfeita. E também entre seus diversos autores, mesmo que não tenham se conhecido, existe uma harmonia e coerência iluminadas pelo Espírito Santo, o autor principal da Bíblia.