terça-feira, 21 de junho de 2011

Corpus Christi

Corpus Christi 2011




Para você que não sabe ou tem curiosidade de saber o que significa as palavras “Corpus Christi”, elas querem dizer: “Corpo de Cristo” só que em latim.

O feriado de Corpus Christi, no qual celebramos a presença real de Cristo na Eucaristia, acontece quase todos os anos em datas diferentes, e em 2011, espera-se que seja comemorado na data de 23 de junho de 2011.

Você, também, deve saber que Corpus Christi acontece na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, e esta, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.

No dia de Corpus Christi é comum ver as ruas enfeitas e procissões pelas vias públicas. Nesta data, não se pode deixar de participar da missa.


Veja agora o trajeto da procissão de Corpus Christi em São José do Alegre:


1. Porta da Igreja Matriz seguindo em direção a rua Caetano Pires


2. Rua D. Ferrão


3 Praça Nestor Daniel de Carvalho

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pentecostes


Pentecostes é o símbolo do Cenáculo, onde os Apóstolos se reuniram, pela primeira vez, à espera do Espírito Santo. No Cenáculo, desde a fundação, a comunidade cristã aí se reúne, para ser conduzida pelo Sopro Inspirador, compartilhando o amor em Cristo. Atualmente o 50.º dia após a Páscoa é considerado pelos cristãos o dia de Pentecostes. Pentecostes é quando o Espírito Santo visita os apóstolos e desce sobre eles, na forma de fogo. A partir daí os apóstolos passam a pregar o Evangelho em línguas estranhas: Há ação do Espírito Santo no ser humano sempre que este se converte dos seus pecados, pelo arrependimento, e passa a crer em Jesus Cristo como único e suficiente Senhor e Salvador, pedindo a Deus que lhe revista e encha do Espírito Santo. Tal experiência é chamada de batismo no Espírito Santo. Isto tem ocorrido durante toda a história do cristianismo, sendo enfatizado, especialmente, em meados do século XX com o surgimento das primeiras Igrejas Protestantes Pentecostais, as quais enfatizam os dons do Espírito, ou pelos membros da Renovação Carismática Católica (RCC) que, seguindo a doutrina e as diretrizes de sua Igreja, fazem o mesmo.

Festa de Nossa Senhora de Fátima

Comunidade do bairro Fundo realizará festa de Nossa Senhora de Fátima


Oração à Nossa Senhora de Fátima
Santíssima Virgem, nos montes de Fátima vos dignastes revelar a três pastorinhos os tesouros de graças contidos na prática do vosso santo Rosário. Incuti profundamente em nós o apreço a essa devoção, a vós tão querida, a fim de que, meditando os mistérios da redenção, nos aproveitemos de seus preciosos frutos e alcancemos a graça... que vos pedimos, se for para melhor colaborarmos com a glória de Deus, que é a vida em abundância do ser humano. Amém. (Reza-se em seguida, um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai)

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Junho - Mês do Sagrado Coração de Jesus


Assim como o mês de maio é dedicado a Nossa Senhora, o mês de junho na Igreja Católica é presidido pela presença amorosa do Sagrado Coração de Jesus. Devoção nascida na Europa, em Paray le Monial, a partir de uma experiência mística da religiosa visitandina Santa Margarida Maria Alacocque e propagada pela Companhia de Jesus, tendo à frente São Cláudio de la Colombière, diretor espiritual da religiosa em questão, a devoção ao Coração de Jesus espalhou-se rapidamente pelo mundo inteiro, inclusive no Brasil. O coração de Jesus é o centro de sua pessoa e seu mistério. Através desse coração, Jesus de Nazaré, Deus encarnado no meio de nós , se comunicava ardente de amor com seu divino Pai e derrama sua amorosa compaixão sobre todos aqueles e aquelas que dele se aproximam necessitados de cura, consolo ou vida em abundancia.

"Jesus, manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao vosso"


(Fonte:amaivos.uol.com.br - por Maria Clara Bingemer)