quarta-feira, 30 de abril de 2014

Maio, mês de Maria

Maio, mês de Maria

Não sei se foi de manhã ou foi à noite, que na pequena casa de Nazaré, um anjo apareceu para uma Virgem, a mais bonita e pura jovem de Nazaré, para dizer-lhe que Deus a escolhera para ser a mãe do Salvador. Ela assustou-se por não ser ainda casada e por isto não podia ser – pensava ela – a mãe do nascituro Salvador. Seu nome era Maria, seu noivo José. Naquele dia o Verbo eterno, por quem tudo fôra criado, escondeu-se na clausura virginal daquela jovem, vestiu-se da carne humana e veio salvar a humanidade.
Porque Ela nos deu o Salvador, tornou-se “a Mãe do meu Senhor” (Lc 1, 43) como a chamou Isabel. Deste dia em diante, os que cremos no Evangelho a proclamamos “Mãe de Deus”, a mais alta diginidade a que pode ser exaltada a criatura humana.
Se as mães merecem ter um dia no ano para serem carinhosamente homenageadas – e foi no domingo passado deste mês – a Mãe de Deus, que nos foi dada também por mãe na tarde dolorosa do Calvário, bem merece ser lembrada e homenageada o mês inteiro neste maio, “mês de Maria”.
Seríamos muito pobres e miseráveis, se nos dissabores da nossa caminhada terrena não A tivessemos como mãe protetora e solícita. É só lembrar a cena evangélica das bodas em Caná da Galileia. Por discretíssimo pedido de sua Mãe, Cristo Jesus transformou barris de água em vinho de alta qualidade.
As confidências, que a mente e o coração do sacerdote guardam, relatam as graças do céu tão abundantes, vindas da intercessão de Maria Santíssima em favor das mães que imploram por seus filhos. Esta solicitude da Mãe de Jesus pelos cristãos é descrita de maneira colorida pelos poetas, que têm o carisma de dizer as coisas com graça e beleza. Já Dante, na Divina Comédia, havia advertido a quem quer algo do céu e não recorre a Ela é o mesmo que querer voar sem asas.
Outro poeta, mais perto de nós, com soneto decassílabo, descrevendo “a oração mediadora de Maria” que sobe em especial ao coração de Deus, finaliza: “Estrela da manhã (...) a luz do teu olhar abre clareiras. / E o caminho do céu só tem barreiras / sem as asas da tua intercessão”.
Maio, mês de Maria, é convite para olhar o céu em homenagem à Mãe de Deus. Daí a certeza da proteção divina para nossos passos nesta dificil ascenção a que somos convidados. A razão de nossa confiança filial em Maria é que Jesus, depois de nos ter dado tudo que podia, ainda na cruz nos deu Nossa Senhora!

DOM BENENDICTO DE ULHOA VIEIRA



segunda-feira, 28 de abril de 2014

Festa da Divina Misericórdia


O Domingo da Divina Misericórdia apresenta-nos o amor misericordioso de Deus que se encontra por trás de todo o Mistério Pascal – o mistério da morte, do sepultamento e da ressurreição de Cristo – que se torna presente para nós na Eucaristia. A Santa Sé não atribuiu esse título ao Segundo Domingo da Páscoa apenas como uma opção, para aquelas dioceses que gostam desse tipo de coisa! Domingo da Divina Misericórdia, portanto, não é um título opcional para essa solenidade; antes, Divina Misericórdia é o segundo nome para esse Dia Festivo. Isso significa que pregar sobre a misericórdia de Deus também não é apenas uma opção para o clero nesse dia, mas que isso é firmemente estimulado. 
Graças especiais estão presentes na Festa 
De acordo com o Diário de Santa Faustina, Jesus Cristo fez uma promessa especial, que ela devia comunicar ao mundo inteiro:

Minha filha, fala a todo o mundo da Minha inconcebível misericórdia. Desejo que a Festa da Misericórdia seja refúgio e abrigo para todas as almas, especialmente para os pecadores. Neste dia, estão abertas as entranhas da Minha misericórdia. Derramo todo um mar de graças sobre as almas que se aproximam da fonte da Minha misericórdia. (Diário, 699)
Em três passagens do seu Diário, Santa Faustina registra uma promessa de nosso Senhor de graças específicas e extraordinárias que Ele tornará acessíveis através da devota recepção da Santa Comunhão nesse Dia da Festa; verdadeiramente, um oceano inteiro de graças se encerra nessas promessas:
Desejo conceder indulgência plenária às almas que se confessarem e receberem a Santa Comunhão na Festa da Minha misericórdia (Diário, 1109).
Aquele que, nesse dia, se aproximar da Fonte da Vida, alcançará perdão total das culpas e penas (Diário, 300).


A alma que se confessar e comungar alcançará o perdão das culpas e das penas (Diário, 699).


Ontem dia 27/04, domingo, na Capela Santa Luzia foi realizada a Festa da Divina Misericórdia. 


Foi um momento de muito louvor e adoração. Estava quente, mais quente e cheio do Amor de Deus entre nós. Cada momento de oração o povo de Deus se sentia mais iluminado e tocado. 
Vários cantos e louvores foram pronunciados. 


Momento depois do Terço foi cantado a Divina Misericórdia. 
Momento fantástico e único.




A palavra foi deixada a cada um para que expossem seus pedidos e agradecimentos. 


Pedidos foram muitos, mais agradecimentos ao Nosso grande Misericordioso houve também. 
Jesus Misericordioso estava presente no nosso meio, pois como disse Mateus 18:20 " Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles."


Oração feita por Maria Aparecida Fernandes (Cida)

 
Diego lendo a Palavra de Deus
Exôdo 14:8-15

No final houve um sorteio onde os organizadores providenciaram algumas lembranças para os presentes. Foram distribuídos números e assim sse fez o sorteio.







Domingo da Sobremesa

Todos os domingos estão acontecendo a manhã da sobremesa.
Uma iniciativa da festeira Maria Helena Carvalho Santana para angariar fundos, para a
Festa de São José.

A festeira agradece a participação de todos que generosamente ajudaram com as doações dos doces e também a presença de todos que compraram as sobremesas. 


O local que estão sendo vendidaas as sobremesas é na antiga papelaria 14 bis, ao lado a matriz. Todos os domigos após a missa dás 9 hs da manhã.


Caso queira contribuir para esta grande iniciativa entre em contato com a festeira Maria Helena Carvalho Santana.



A todos o nosso muito obrigado!!!


Morri Dom Aloísio Oppermann onde já foi nosso bispo diocesano.


Ontem dia em 27/04/2014 13h44 morreu Arcebispo Emérito de Uberaba Dom Aloísio Oppermann. Causa do óbito não foi identificada. 
Velório e outras solenidades serão na Catedral Metropolitana da cidade.

No dia em que a Igreja Católica celebra a canonização de dois papas, João Paulo II e João Paulo XXIII, Uberaba está de luto. O Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Uberaba, Dom Aloísio Roque Oppermann, foi encontrado morto na manhã deste domingo (27) na casa dele em Uberaba. Ele tinha 77 anos e a causa da morte é indeterminada. A suspeita é de que ele tenha morrido nesse sábado (26), já que junto ao corpo foi encontrado um jornal com data de ontem, segundo a assessoria da Arquidiocese. O velório será na tarde de hoje, a partir de 15h, na Catedral Metropolitana de Uberaba.
A Missa de Corpo Presente será celebrada hoje (segunda-feira/28) às 11h por Dom Paulo Mendes Peixoto, atual arcebispo do município. O sepultamento será em seguida no interior da Catedral Metropolitana, onde há um túmulo onde já foram sepultados outras pessoas do clero.
Atuação no Triângulo Mineiro 
Dom Roque foi arcebispo era natural de São Vendelino, no Rio Grande do Sul, e foi arcebispo em Uberaba por 16 anos. Em 2012, se tornou Arcebispo Emérito. Mesmo depois de ter deixado a arquidiocese preferiu morar em Uberaba.
No Triângulo Mineiro também passou Ituiutaba. Foi o primeiro bispo de Ituiutaba, onde exerceu seu ministério episcopal de 1983 a 1988. Em Campanha, Sul de Minas, desempenhou a mesma função Bispo de 1988 e 1996.


sexta-feira, 25 de abril de 2014

Missa da Crisma



rECEBER O CRISMA

Receber o Crisma é passar para a linha da frente. É um esgueirar-se por entre a multidão e testemunhar Jesus Cristo com audácia e entusiasmo.
Receber o Crismar é não ser um anónimo mas um cristão. É ter a marca de Cristo e mostrar que vale a pena arriscar a favor de uma vida alegre e feliz.


Receber o Crismar é o inconformismo com um mundo medíocre e cheio de sombras. É a vontade de lutar por um mundo melhor. Renovado. Onde cabem todos e onde todos contam. Um mundo tolerante e livre que reconhece a diferença e a respeita.
Receber o Crisma é viver a esperança. É reconhecer, cá dentro, a voz de Cristo que diz: «não tenhais medo, Eu estou convosco» e, mesmo nos momentos de desânimo, de medo, de angustia, repetir de mansinho que Ele caminha connosco, mesmo ali ao meu lado, dá-me a mão e ampara-me. Saber que Ele me olha de frente e com a bondade e a limpidez de quem quer animar, perceber que o Seu olhar é transformador e pode dizer: «Vem, segue-me»…


Receber o Crisma é “Tomar as armas de Deus para poder resistir no dia mau e sair firme de todo o combate. Cingir os rins com a verdade, revestir a couraça da justiça, calçar as sandálias da prontidão para o evangelho da paz. Para tudo empunhar o escudo da fé, no qual se apagarão as lanças incendiárias do maligno. Colocar o capacete da salvação, empunhar a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.” (Ef 6, 13-17)
Receber o Crisma é olhar em frente com decisão e coragem. É não ter vergonha de dizer que é cristão e que, por isso, alinha pelo evangelho, por Cristo, pela Sua Palavra.


Receber o Crisma é ter a força libertadora do Espírito Santo. Reconhecer a Sua vida em nós, os Seus dons que são depositados no meu coração e confiados à minha vontade de querer uma Igreja repleta de vida e com gente que caminha alegre e feliz.


Também é preciso dizer que receber o Crisma não é receber um certificado de abandono da vida da Igreja. Um diploma de final de curso e quem assim procede não percebeu nada do que é a força do dom do Espírito Santo que se recebe neste sacramento.
Receber o Crisma é ser audaz no testemunho de uma fé viva em Jesus Cristo.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Preparação para a grande festa de São José em julho/2014

Os preparativos para a grande festa de São José em Julho já começaram. 

Os famosos cartuchos já estão sendo confeccionados pelas habilidosas (os) artesãs (ões), coloridos e criativos, que mais parecem objetos de decoração.Que São José as (os) abençoe pela dedicação e carinho.



terça-feira, 22 de abril de 2014

Missa da Ressurreição e 1ª Eucaristia - Domingo às 19 hs

Foi realizada à noite deste domingo (20/04/2014) na Paróquia São José, em São José do Alegre/MG, a Missa da Ressurreição. A data marca o início do período pascal para a Igreja Católica. A celebração foi realizada pelo Pe. Manoel, que falou sobre a importância da data religiosa.



No domingo de Páscoa, na celebração os fiéis retornam a cantar o glória que é acompanhado com os sinos da igreja, que segundo os católicos, um gestos de mostrar a alegria, pois o Messias ressuscitou. O círio pascal, uma vela que representa a luz de Cristo entra em procissão. Esta vela é usada durante todas as missas do período pascal que são cinqüenta dias de preparação para o Pentecostes, batizados e Crisma.



A morte e ressurreição de Cristo é uma forma de ensinamento. “Jesus nos ensinou a viver mesmo no sofrimento e principalmente sem deixar de amar”.


Celebrar a Páscoa é a certeza que no fim estaremos para sempre com Deus na eternidade. “Nesse tempo pascal é muito importante lembrar que o cristão é chamado a viver o seu batismo, a viver a nossa fé e testemunhá-la na sociedade. Nesse tempo, cada fiel dar o testemunho da sua fé ao ser sal e luz onde quer que esteja”



Nosso irmão José Francisco da Luz, mais conhecido como Zequinha, recebeu neste domingo na Missa da ressurreição o sacramento da eucaristia, onde sua catequista foi a Lelia Vilas Boas. 
Senhor Jesus Cristo, no sacramento da eucaristia nos deixaste o memorial da vossa paixão. Daí a nós e ao Zequinha que hoje, pela primeira vez  vos recebem, amar a eucaristia e fazer da vida uma comunhão perfeita com os irmãos.





É com grande alegria que encerramos nossa Semana Santa, mais que esta Semana nos sirva de exemplo para o Amor de Deus por nós e para que continuamos no caminho da conversão.




segunda-feira, 21 de abril de 2014

1º Encontro da Divina Misericórdia em São José do Alegre/MG


Valmir Gusmão e demais estarão promovendo o 1º Encontro da Divina Misericórdia em São José do Alegre/MG, onde se reunirá para orar e agradecer as providências que o Senhor nos proporciona.
Vamos participar. 




Curta nossa página no facebook


Criamos uma página no facebook para podermos nos comunicar mais e sabermos das novidades de nossa Paróquia. O endereço eletrônico é:

clique neste link abaixo e curta nossa página;



Retiro da Crisma

Aconteceu dia 19 de abril na Associação Amigos Alegrenses, o retiro da Crisma. Os irmãos de Carmo de minas do Ministério Encendeia, Valmir Gusmão e outros jovens que presidiram as palestras. Venha através de Diego e outros agradecer a participação de todos e espero que continuem sempre assim, nesta caminhada de fé. Parabéns a todos. Desculpa postar este movimento - evento, pois fiquei sabendo somente agora através do facebook do Diego. Peço à todos que se souberem de algo sobre que envolva nossa paróquia, favor nos comunicarem para podermos postar sobre estes maravilhosos acontecimentos. Agradecidos. Edivan e Adriano.




domingo, 20 de abril de 2014

Missa da Ressurreição, procissão e café comunitário

O Domingo de Páscoa, ou a Vigília Pascal, é o dia em que até mesmo a mais pobre igreja se reveste com seus melhores ornamentos, é o ápice do ano litúrgico. É o aniversário do triunfo de Cristo. É a feliz conclusão do drama da Paixão e a alegria imensa depois da dor. E uma dor e alegria que se fundem pois se referem na história ao acontecimento mais importante da humanidade: a redenção e libertação do pecado da humanidade pelo Filho de Deus.


Preparação para a procissão


Tal como os raios do sol, na primavera, fazem brotar e desabrochar os rebentos nos ramos das árvores, assim também a irradiação que dimana da Ressurreição de Cristo dá força e significado a cada esperança humnana, a cada expectativa, desejo, projecto. Por isso, hoje, o universo inteiro se alegra, implicado na primavera da humanidade, que se faz intérprete do tácito hino de louvor da criação. O aleluia pascal, que ressoa na Igreja peregrina no mundo, exprime a exultação silenciosa do universo e sobretudo o anseio de cada alma humana aberta sinceramente a Deus, mais ainda, agradecida pela sua infinita bondade, beleza e verdade.


Possa alegrar-se aquela Terra que, primeiro, foi inundada pela luz do Ressuscitado. O fulgor de Cristo chegue também aos povos do Médio Oriente para que a luz da paz e da dignidade humana vença as trevas da divisão, do ódio e das violências. Na Líbia, que as armas cedam o lugar à diplomacia e ao diálogo e se favoreça, na situação actual de conflito, o acesso das ajudas humanitárias a quantos sofrem as consequências da luta. Nos países da África do Norte e do Médio Oriente, que todos os cidadãos – e de modo particular os jovens – se esforcem por promover o bem comum e construir um sociedade, onde a pobreza seja vencida e cada decisão política seja inspirada pelo respeito da pessoa humana. A tantos prófugos e aos refugiados, que provêm de diversos países africanos e se vêem forçados a deixar os afectos dos seus entes mais queridos, chegue a solidariedade de todos; os homens de boa vontade sintam-se inspirados a abrir o coração ao acolhimento, para se torne possível, de maneira solidária e concorde, acudir às necessidades prementes de tantos irmãos; a quantos se prodigalizam com generosos esforços e dão exemplares testemunhos nesta linha chegue o nosso conforto e apreço.





Benção para todos no café comunitário


Café comunitário na porta da matriz preparados por muitos fiéis da comunidade.




Obrigado à todos da comunidade que trabalharam e fizeram o dê tudo para que esta Semana Santa fosse de muitas bençãos e transformação.