quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Caridade


Caridade é um termo derivante do latim caritas, que tem origem no vocábulo grego chàris. Significa um sentimento de ajuda a alguém sem busca de qualquer recompensa. A prática da caridade indica uma pessoa boa e de moral correta. A doutrina católica classifica a caridade como uma das virtudes teologais (Fé, Esperança e Caridade), “pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas, por si mesmo, e a nosso próximo como a nós mesmos, por amor de Deus” (CIC. 1822).

O Apóstolo São Paulo traçou um quadro incomparável da caridade:

“A caridade é paciente, a caridade é prestativa, não é invejosa, não se ostenta, não se incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade.” (1Cor 13,4-7).


São Paulo também não mede suas palavras quando ele afirma “A caridade é superior a todas as virtudes. É a primeira das virtudes teologais” (CIC 1826). “Permanecem fé, esperança, caridade, estas três coisas. A maior delas, porém, é a caridade” (1Cor 13,13).

Jesus fez da caridade o novo mandamento quando disse

“Este é o meu preceito: amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15,12).

Por sua adesão total à vontade do Pai, à obra redentora de seu Filho, a cada moção do Espírito Santo, a Virgem Maria é para a Igreja o modelo da fé e da caridade. A visita de Maria, grávida a Elizabete numa região montanhosa foi um belo exemplo da caridade de Maria.

O Papa Bento XVI publicou no dia 7 de junho de 2009 uma carta encíclica titulada “Caritas in Veritate” (Caridade na Verdade). Nesta encíclica a “caridade” é aplicada às realidades do trabalho, da economia e do desenvolvimento em geral. A caridade representa o maior mandamento social. Respeita o outro e seus direitos. Exige a prática de justiça, e só ela nos torna capazes de praticá-la.

“Deus é caridade e aquele que permanece na caridade permanece em Deus e Deus nele” (1 Jo 4,16).

Deus difundiu a sua caridade nos nossos corações por meio do Espírito Santo que nos foi dado (cf. Rm 5,5); por isso, o dom principal e mais necessário é a caridade, pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo por causa dele. (cf. Lumen Gentium No. 42).

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Oração para pedir fortaleza espiritual

Peçamos a intercessão de Santa Rosa Lima para que nossas almas sejam fortalecidas por Deus
Tu que entendeste que em meio às tribulações vêm as graças concedidas por Nosso Senhor e que são a verdadeira escada ao Céu;Santa Rosa de Lima, pequena rosa do Peru, tu que soubeste amar verdadeiramente Jesus com um coração generoso e depreciaste as vaidades deste mundo para abraçar-te à sua cruz desde a tua mais terna infância;
Faze com que amemos como tu, a Jesus e Maria, e a Santa Cruz, brindando este grande amor aos mais desvalidos, aos que necessitam de nossa misericórdia, de consolo, servindo-os como se fosse ao mesmíssimo Jesus.
Intercede por nossas pobres almas para que, pela graça de Deus, levemos nossa cruz com alegria.
Ensina-nos a imitar tuas virtudes para que, seguindo teu exemplo, possamos gozar de tua amorosa proteção junto a Nossa Mãe Maria em todo nosso caminhar até o Céu, para ali dar glória a Deus pelos séculos dos séculos. Amém.
Alguns conselhos de Santa Rosa de Lima
Conheça alguns ensinamentos de Santa Rosa de Lima, a primeira santa da América do Sul, Padroeira do Peru, das Ilhas Filipinas e de toda a América Latina:
1-“O amor é duro, mas é nossa essência. Isso é o que nos eleva acima do resto das outras criaturas”.
2-“Quando servimos aos pobres e aos enfermos, servimos a Jesus. Não devemos deixar de ajudar a nossos vizinhos porque neles servimos a Jesus”.

3-“Não quero, esposo meu, mais riquezas, quero adorar-te, não tenho outro desejo que a não ser servir-te. Mas, como o farei sem Teu amparo?”
4-“A graça vem acompanhada da Cruz”.
5-“Oh, que daria eu por anunciar o Evangelho! Atravessaria cidades pregando a penitência, com os pés descalços, o crucifixo na mão e o corpo envolvido num cilício espantoso. Caminharia durante a noite gritando: deixai as vossas iniquidades. Até quando sereis como rebanhos aturdidos diante dos demônios? Fugi dos castigos eternos; pensai que há só um instante entre a vida e o inferno”.
6-“Saibam todos que à tribulação, se segue a graça; reconheçam que, sem o peso das aflições, não se pode chegar à plenitude da graça; compreendam que com o aumento dos trabalhos cresce simultaneamente a medida dos carismas. Não se deixem enganar: esta é a única escada verdadeira do paraíso, e sem a cruz não há caminho por onde se possa subir ao céu”.
7-“Ó, se os mortais conhecessem o que é a graça divina, como é bela, nobre e preciosa, quantas riquezas encerra, quantos tesouros, quantas alegrias e delícias em si contêm!”
8-“Se os homens soubessem o que é viver em graça, não se assustariam com nenhum sofrimento e padeceriam de bom grado qualquer pena, porque a graça é fruto da paciência”.
 (via Felipe Aquino)

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Martírio de João Batista


Jesus deu testemunho a respeito de São João: “Em verdade, eu vos digo, entre todos os nascidos de mulher não surgiu quem fosse maior que João Batista” – Mt.11,11. No Salmo 118,46 é antecipado em verso e prosa qual seria a missão do precursor de Jesus: “Diante dos reis falarei de vossas prescrições, e não me envergonharei”. 

A festa da natividade de São João Batista ocorre no dia 24 de junho. Ela faz parte da tradição dos cristãos como esta que celebramos hoje, do martírio de são João Batista. No calendário litúrgico da Igreja, esta comemoração iniciou na França, no século V, sendo introduzida em Roma no século seguinte. A origem da comemoração foi a construção de uma igreja em Sebaste, na Samaria, sobre o local indicado como o do túmulo de são João Batista.

João era primo de Jesus e foi quem melhor soube levar ao povo a palavra do Mestre. Jesus dedicou-lhe uma grande simpatia e respeito, como está escrito no evangelho de são Lucas: "Na verdade vos digo, dentre os nascidos de mulher, nenhum foi maior que João Batista". João Batista foi o precursor do Messias. Foi ele que batizou Jesus no rio Jordão e preparou-lhe o caminho para a pregação entre o povo. Não teve medo e denunciou o adultério do rei Herodes Antipas, que vivia na imoralidade com sua cunhada Herodíades.

A ousadia do profeta despertou a ira do rei, que imediatamente mandou prendê-lo. João Batista permaneceu na prisão de Maqueronte, na margem oriental do mar Morto, por três meses. Até que, durante uma festa no palácio daquela cidade, a filha de Herodíades, Salomé, instigada pela ardilosa e perversa mãe, dançou para o rei e seus convidados. A bela moça era uma exímia dançarina e tinha a exuberância da juventude, o que proporcionou a todos um estonteante espetáculo.

No final, ainda entusiasmado, o rei Herodes disse que ela poderia pedir o que quisesse como pagamento, porque nada lhe seria negado. Por conselho da mãe, ela pediu a cabeça de João Batista numa bandeja. Assim, a palavra do rei foi mantida. Algum tempo depois, o carrasco trazia a cabeça do profeta em um prato, entregando-a para Salomé e para sua maldosa mãe. O martírio por decapitação de São João Batista, que nos chegou narrado através do evangelho de são Marcos, ocorreu no dia 29 de agosto, um ano antes da Paixão de Jesus.
Ainda segundo o evangelista Marcos, João Batista, antes de ser decapitado, exultou em voz alta: "Agora a minha felicidade será completa; ele deve crescer, eu, ao contrário, diminuirei". Encerraou, com o martírio, a sua missão de profeta precursor do Messias.

A comemoração litúrgica da Decapitação de São João Batista é quase tão antiga quanto as comemorações de seu nascimento, que é é uma das festas mais antigas, se não a mais antiga, a serem introduzidas nas liturgias do oriente e do ocidente para homenagear um santo.

ORAÇÃO: Ó Deus, quisestes que São João Batista fosse o precursor do nascimento e da morte do Vosso Filho; como ele tombou na luta pela justiça e a verdade, fazei-nos também lutar corajosamente para testemunhar a Vossa Palavra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Fonte: Edições Paulinas – Missal Cotidiano

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Deus acima de TUDO!



Que todos os nossos sonhos passem pelas mãos de Deus.
Que nada tire o encanto da vida e a importância das coisas simples.
Que o nosso coração filtre todos os sentimentos e emoções, e que só fiquem aqueles que nos fazem bem.
Que nada nos limite, pois o vento que sopra as nossas asas se chama "Fé".
A nossa força vem de Deus, a nossa esperança está em Deus, e a nossa vida está nas mãos de Deus.

Que Deus abençoe o nosso final de semana!

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Parabéns aos catequistas de nossa paróquia

Estimado amigo catequista,

Paz e bem!
Estamos no dia de agradecermos a vocação que o Senhor da Vida e Pastor do Rebanho concedeu a seus filhos: serem catequistas.
A missão do catequista é atrair as pessoas ao seguimento de Jesus e fazer experiência do amor e Deus. É uma pessoa escolhida por Deus através da Igreja e, por ela, encarregada a ser sinal e instrumento eficaz para transmitir, com a própria vida e pela Palavra, a Boa Nova do Reino de Deus que se revelou plenamente em Jesus Cristo.
O caminho para responder ao chamado missionário catequético de Jesus Cristo não é outro senão ensinar com a própria vida e isto não é algo simplesmente justo e verdadeiro, mas belo. Que a beleza do seguimento de Jesus Cristo oriente os corações de nossos catequistas e catequizandos para a eterna Misericórdia de Deus.
É neste espírito que desejamos agradecer ao Senhor o dom da vida de todos os catequistas da nossa jovem Diocese de Colatina. Escolhidos por Deus (Jo 15, 16), servem na humildade e com alegria nossas comunidades, promovendo a educação da fé, fazendo ecoar constantemente a Palavra de Deus e formando semeadores da Esperança do Reino de Deus. Que o Senhor, na sua infinita bondade e ternura, os faça instrumentos de sua Paz.
Como sabemos, neste ano, o Dia do Catequista será celebrado em nível de paróquia. Exortamos que este dia seja marcado pelo companheirismo e fraternidade evangélica, buscando fortalecer os laços de amizade entre os educadores da fé.
Que Maria, estrela da Nova Evangelização, a Senhora da Saúde, proteja e inspire nossos catequistas na sagrada e sublime missão de fazer ecoar a Palavra de Deus.


quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Agradecimento


Eu hoje vim aqui falar com Deus
Não vim para pedir mas para agradecer
Por tudo que passei, problemas,lutas e dor
E sem compreender, obrigado Senhor
Em tudo te dou graças no bem ou no mal
Pois sei que a recompensa virá no final
Não quero me esquecer das bênçãos que tu me dás
E em todos dias meus sempre irei te louvar
Eu sei que Deus me ama, eu sei que Deus me vê
Que tudo que acontece concorre pro meu bem
Que mesmo em meio ao sofrimento
Sem muitas vêzes compreender
Eu posso ter esta certeza que Deus virá me socorrer
Virá me socorrer, virá me socorrer

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Eucaristia, centro e forma da vida da Igreja - Papa Francisco


“Fazei isto em memória de Mim” (1Cor 11,24.25). Esta ordem de Jesus é citada duas vezes pelo apóstolo Paulo, quando narra à comunidade de Corinto a instituição da Eucaristia. É o testemunho mais antigo que temos das palavras de Cristo na Última Ceia.

“Fazei isto”, ou seja, tomai o pão, dai graças e parti-o; tomai o cálice, dai graças e distribuí-o.

Jesus ordena que se repita o gesto com que instituiu o memorial da sua Páscoa, pelo qual nos deu o seu Corpo e o seu Sangue. E este gesto chegou até nós: é o “fazer” a Eucaristia, que tem sempre Jesus como sujeito, mas atua-se por meio das nossas pobres mãos ungidas de Espírito Santo.

“Fazei isto”. Já antes Jesus pedira aos seus discípulos para “fazerem” algo que Ele, em obediência à vontade do Pai, tinha já decidido no seu íntimo realizar; acabamos de ouvir isso no Evangelho.

À vista das multidões cansadas e famintas, Jesus diz aos discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Lc 9,13). Na realidade, é Jesus que abençoa e parte os pães até saciar toda aquela multidão, mas os cinco pães e os dois peixes são oferecidos pelos discípulos, e era isto o que Jesus queria: que eles, em vez de mandar embora a multidão, colocassem à disposição o pouco que tinham.


E, depois, há outro gesto: os pedaços de pão, partidos pelas mãos santas e veneráveis do Senhor, passam para as pobres mãos dos discípulos, que os distribuem às pessoas.

Também isto é “fazer” com Jesus, é “dar de comer” juntamente com Ele. Evidentemente, este milagre não pretende apenas saciar a fome de um dia, mas é sinal daquilo que Cristo pretende realizar pela salvação de toda a humanidade, dando a sua carne e o seu sangue (cf. Jo 6,48-58).

E, no entanto, é preciso viver sempre estes dois pequenos gestos: oferecer os poucos pães e peixes que temos; receber o pão partido das mãos de Jesus e distribuí-lo a todos.

“Partir”: esta é a outra palavra que explica o significado da frase “fazei isto em memória de Mim”.

O próprio Jesus Se repartiu, e reparte, por nós. E pede que façamos dom de nós mesmos, que nos repartamos pelos outros. Foi precisamente este “partir o pão” que se tornou ícone, sinal de reconhecimento de Cristo e dos cristãos.

Lembremo-nos de Emaús: reconheceram-No “ao partir o pão” (Lc 24,35).Recordemos a primeira comunidade de Jerusalém: “Eram assíduos (…) à fração do pão” (At 2,42).

É a Eucaristia que se torna, desde o início, o centro e a forma da vida da Igreja. Mas pensemos também em todos os santos e santas - famosos ou anônimos - que se “repartiram” a si mesmos, a própria vida, para “dar de comer” aos irmãos.

Quantas mães, quantos pais, juntamente com o pão quotidiano cortado sobre a mesa de casa, repartiram o seu coração para fazer crescer os filhos, e fazê-los crescer bem!

Quantos cristãos, como cidadãos responsáveis, repartiram a própria vida para defender a dignidade de todos, especialmente dos mais pobres, marginalizados e discriminados!

Onde eles encontram a força para fazer tudo isto? Precisamente na Eucaristia: na força do amor do Senhor ressuscitado, que também hoje parte o pão para nós e repete: “Fazei isto em memória de Mim”.

Possa o gesto da Procissão Eucarística, que em breve realizaremos, ser também resposta a esta ordem de Jesus. Um gesto para fazer memória d’Ele; um gesto para dar de comer à multidão de hoje; um gesto para repartir a nossa fé e a nossa vida como sinal do amor de Cristo por esta cidade e pelo mundo inteiro. (rb)

Fonte: Rádio Vaticano

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Nossa Senhora Rainha - 22 de agosto


Em 1944, o Papa Pio XII instituía para o dia 22 de agosto, a festa do Coração Imaculado de Maria, em harmonia com a solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Em 1955 estabelecia para 31 de maio a festa de Maria Rainha, paralela à solenidade de Cristo Rei. O novo calendário, assim como aproximou, para mais perfeito significado, a memória do Coração de Maria da solenidade do Coração de Jesus, da mesma forma, colocando a realeza de Maria a 22 de agosto, oito dias após a Assunção, quis pôr em relevo a estreita ligação entre a Assunção e Glorificação de Nossa Senhora. A realeza messiânica é o estado a que são destinados todos os cristãos, Maria foi a primeira a realizar em si a promessa de Jesus: “Comereis e bebereis à minha mesa no meu reino e sentar-vos-eis em tronos para julgar as doze tribos de Israel” (Lc 22,28-30). 

"O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo vai te cobrir com a sua sombra; por isso o Santo que nascer será chamado Filho de Deus". Disse, então, Maria: "Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" Lc. 1,37-38.

Ainda Lucas, nos Atos dos apóstolos, coloca Maria no meio dos apóstolos, recolhida com eles em oração. Ela constitui o vínculo que mantém unidos ao Ressuscitado aqueles homens ainda não robustecidos pelos dons do Espírito Santo. Pois a sua extraordinária humildade e fé total na palavra do anjo, que fez descer sobre a Terra um Deus ainda mais humilde do que ela. E, através de suas virginais virtudes e pureza de coração, Maria ficou ainda mais próxima de seu Filho.
Maria é Rainha, porque é a Mãe de Jesus Cristo, o Rei. Ela é Rainha porque supera todas as criaturas em santidade. "Ela encerra em si toda a bondade das criaturas", diz Dante na Divina Comédia.

Tudo que se refere ao Messias traz a marca da divindade. Assim, todos os cristãos veem em Maria a superabundante generosidade do amor divino, que a acumulou de todos os bens. A Igreja convida o povo a invocá-la não só com o nome de Mãe, mas também com aquele de Rainha, porque ela foi coroada com o duplo diadema, de virgindade e de maternidade divina.

A Virgem Maria Rainha resplandece em todos os tempos, no horizonte da Igreja e do mundo, como sinal de consolação e de esperança segura para todos os cristãos, já cobertos pela dignidade real do Senhor através do Batismo.
A Base Bíblica: O Antigo Testamento, celebra que a Rainha, não é a esposa do Rei, mas sim sua mãe, em hebraico ‘Gebi Rah’, porque não os reis tinham muitas mulheres. Portanto, Betsabá era considerada a Rainha, por ser mãe de Salomão que era Rei.

Também o Salmo 45,10ss; nos mostra a Rainha dos Céus: "Filhas de reis estão entre suas damas de honra: à tua direita está a rainha em ouro de Ofir...mesmo os povos mais ricos implorarão teus favores. Farei teu nome ser lembrado em todas as gerações: portanto os povos te louvarão para todo o sempre." A personificação desta Rainha, com Maria é vidente já que em Lucas 1,48; Maria é a dita proclamada e lembrada entre todas as gerações.

Mas, nenhuma das outras bases bíblicas, supera a mulher do livro do Apocalipse: "Um sinal grandioso apareceu no céu, uma mulher vestida de sol, com a lua sob os pés, e com uma coroa de doze estrelas na cabeça... Ela deu à luz à um menino, que há de governar as nações com um cetro de ferro... " (Ap. 12,1-5)  Neste capítulo, eles deixam claro: Estão falando da Mãe daquele que há de governar todas as nações com um cetro de ferro (Ap 12,5), Jesus. Portanto, estavam falando de Maria. Embora também possa ser dada à Igreja este título.  E quem usa uma coroa, é uma Rainha, portanto, João, vê Maria nos Céus com uma coroa, mostrando ser soberana.

ORAÇÃO: Ó Deus, que fizestes a mãe de vosso Filho nossa mãe e rainha, dai-nos, por sua intercessão, alcançar o reino do céu e a glória prometida aos vossos filhos e filhas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
Fonte: Rádio Vaticano

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Oração


Senhor,
Que hoje o dia seja melhor que ontem e que as nossas realizações sejam como teu desejo e tuas decisões e nunca como a minha escolha nem minhas vaidades. Eu espero que tenha piedade das minhas atitudes que nem sempre são como deveriam ser e que em tuas mãos deixo o merecimento que eu tiver... Que a humildade nunca fuja dos corações e que o amor tenha a plenitude perfeita nos corações dos homens.

Senhor, te agradeço pela vida, uma nova vida que me destes e que nem sei se sou tão merecedor desta dádiva e por tanto que realizo dia-a-dia e às vezes nem noto tua doce bondade. Também te agradeço pelos momentos felizes e pelos tristes também, pois na tristeza agente procura mais tua presença... E entender que eu deveria ajudar mais, mesmo com aquele pouquinho que não ofertei quando meu irmão mais necessitava.

Sabe Senhor, por fim queria te agradecer pelo amor que tento passar para alguém e senti-los também, vou buscando na justiça e no amor o prazer da vida e por tudo isso vou sempre te agradecendo, te agradecendo, te agradecendo...

Amém!

Tenham um excelente dia e um final de semana abençoado!

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Muito obrigado meu Deus...




Muito Obrigado 
É importante saber agradecer 
A quem me fez bem a quem me abençoou
Quem esteve comigo
Na hora da alegria e da dor 



Meu Deus nunca me abandonou 
E amigos fieis ao meu lado colocou
Por isso eu quero agradecer
Muito Obrigado, senhor 
Muito Obrigado 



Muito Obrigado
Muito Obrigado 
É importante saber agradecer 
A quem me fez bem a quem me abençoou
Quem esteve comigo
Na hora da alegria e da dor 



Meu Deus nunca me abandonou 
E amigos fieis ao meu lado colocou
Por isso eu quero agradecer
Muito Obrigado, senhor 
Muito Obrigado 




Eu te agradeço meu Senhor 
Por todas as bençãos
Tu és meu Deus, meu Salvador
Eu te agradeço



Eu te agradeço meu Senhor 
Por todas as bençãos
Tu és meu Deus, meu Salvador
Eu te agradeço

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Sem o fogo do Espírito Santo a Igreja torna-se fria - Papa Francisco


“Os ensinamentos de Jesus dirigidos aos discípulos durante a sua subida à Jerusalém, onde lhe espera a morte na cruz. Para indicar o objetivo de sua missão, Ele se serve de três imagens: o fogo, o batismo e a divisão. Hoje quero falar da primeira imagem: o fogo.

Jesus a expressa com estas palavras:

“Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso”.

O fogo do qual Jesus fala é o fogo do Espírito Santo, presença viva e atuante em nós desde o dia do Batismo. Ele - o fogo - é uma força criadora que purifica e renova, queima toda miséria humana, todo egoísmo, todo pecado, nos transforma a partir de dentro, nos regenera e nos torna capazes de amar. Jesus deseja que o Espírito Santo irrompa como fogo no nosso coração, porque somente partindo do coração que o incêndio do amor divino poderá propagar-se e fazer progredir o Reino de Deus. Não parte da cabeça, parte do coração. E por isto Jesus quer que o fogo entre em nosso coração.


Se nos abrirmos completamente à ação deste fogo que é o Espírito Santo, Ele nos dará a audácia e o fervor para anunciar a todos Jesus e a sua consoladora mensagem de misericórdia e de salvação, navegando em mar aberto, sem medo. Mas o fogo começa no coração.

No cumprimento de sua missão no mundo, a Igreja - isto é, todos nós Igreja - tem necessidade de ajuda do Espírito Santo para não deixar-se frear pelo medo e pelo cálculo, para não habituar-se a caminhar dentro de fronteiras seguras. Estes dois comportamentos levam a Igreja a ser uma Igreja funcional, que não arrisca nunca. Pelo contrário, a coragem apostólica que o Espírito Santo acende em nós como um fogo nos ajuda a superar os muros e as barreiras, nos faz criativos e nos impele a colocarmo-nos em movimento para caminhar também por caminhos inexplorados ou desconfortáveis, oferecendo esperança a quantos encontramos.

Com este fogo do Espírito Santo somos chamados a nos tornar sempre mais comunidade de pessoas guiadas e transformadas, cheias de compreensão, pessoas de coração dilatado e de rosto alegre.

Mais do que nunca existe a necessidade, mais do que nunca existe a necessidade de sacerdotes, de consagrados e de fieis leigos, com o olhar atento do apostolado, para mover-se e parar diante das dificuldades e das pobrezas materiais e espirituais, caracterizando assim o caminho da evangelização e da missão com o ritmo curador da proximidade. Há precisamente o fogo do Espírito Santo que nos leva a nos fazer "próximos" dos outros: das pessoas que sofrem, dos necessitados; de tantas misérias humanas, de tantos problemas; dos refugiados, daqueles que sofrem. Aquele fogo que vem do coração. Fogo.

Neste momento, penso também com admiração sobretudo aos numerosos sacerdotes e religiosos que, em todo o mundo, se dedicam ao anúncio do Evangelho com grande amor e fidelidade, não raro a custo da própria vida.

O exemplar testemunho deles nos recorda que a Igreja não tem necessidade de burocratas e de diligentes funcionários, mas de missionários apaixonados, imbuídos pelo ardor de levar a todos a consoladora palavra de Jesus e a sua graça.

Este é o fogo do Espírito Santo. Se a Igreja não recebe este fogo ou não o deixa entrar em si, torna-se uma Igreja fria ou somente morna, incapaz de dar vida, porque é feita de cristãos frios e mornos. Nos fará bem hoje, tomar cinco minutos e nos perguntar: "Mas, como está o meu coração? É frio? É morno? É capaz de receber este fogo?". Tomemos cinco minutos para isto. Nos fará bem a todos.

E peçamos a Virgem Maria para rezar conosco e por nós ao Pai celeste, para que derrame sobre todos os fieis o Espírito Santo, fogo divino que aquece os corações e nos ajude a ser solidários com as alegrias e os sofrimentos dos nossos irmãos. Nos sustente no nosso caminho o exemplo de São Maximiliano Kolbe, mártir da caridade, cuja festa recorre hoje: que ele nos ensine a viver o fogo do amor de Deus e pelo próximo”.

Papa Francisco
Fonte: Rádio Vaticano

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Entregue-se nos braços de Deus


Coloque Deus a frente de todas as coisas, e ai... Não tem como nada dar errado.
Quando confiamos plenamente em Deus, é como se fechássemos os olhos e deixamos Deus segurar em nossas mãos e nos guiar em direção ao melhor caminho.
Por sermos humanos, muitas vezes, queremos abrir os olhos ou temos medo de ir sem enxergar o futuro.
Mas isso é normal, não somos perfeitos, somos cheios de falhas e limitações, e é por isso que Deus não nos abandona, nem deixa de nos abençoar.
Que possamos fechar os olhos da carne, e abrir os olhos da fé, e aí ver as maravilhas que Deus tem reservado para cada um de nós, pois os planos do Senhor são maiores, pois os olhos de Deus vão além, os seus sonhos e planos são maiores que os nossos, e isso não são meras palavras, são promessas, e quem as prometeu é fiel para cumprir.
Descansar em Deus, significa: "Deixar Deus agir, e ter a certeza de que Deus está preparando tudo de melhor."

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA SOLEDADE



Virgem digna de todo o louvor, Senhora da Soledade, Vós que permanecestes de pé junto à Cruz do vosso Divino Filho Jesus, e às suas palavras: "Mulher, eis o teu filho"- "Filho, eis a tua Mãe", - tornaste-Vos nossa Mãe; acolhei, com bondade, a nossa prece filial.

Santíssima Virgem Maria, Ó Senhora da Soledade, assim como o discípulo acolheu-Vos em sua casa, também nós queremos abrir-Vos as portas dos nossos corações, dos nossos lares, CONSAGRANDO-VOS toda a nossa vida: passada, presente e futura.

Exercei, pois, Vossa função de Mãe, ensinando-nos a viver, em todos os momentos, a vontade de Deus, levando-nos, assim, a imitar o Vosso SIM de Nazaré, que culminou com o SIM do Calvário.

Vinde, ó Mãe, em socorro de nossas angústias, não permitindo que nos desviemos do caminho do bem, da verdade e do amor!

Conduzi as nossas vidas ao porto seguro da salvação, que é: JESUS!

Nossa Senhora da Soledade, rogai por nós!  

Pai-Nosso

Ave-maria

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Cada lágrima tua.



Conheço teu medo, a tua felicidade e os teus sonhos.

Conheço tua estrada e sei exatamente o teu destino.

Conheço-te por dentro…

E sem que tu tenhas que me pedir, eu entendo o que tu queres.

Conheço o teu sorriso, e sei tudo que está dentro do teu coração.

Conheço e te reconheço em qualquer lugar…

Sei do teu amor, da tua saudade, dos sonhos que movimentam a tua vida e da esperança que te faz lutar.

Amo-te pelo que tu és, e para mim, és um ser valioso.

Amo-te, mesmo quando perdes a confiança em mim.

Amo-te, mesmo sem saberes…

Acompanho-te desde sempre!

Estou ao teu lado mesmo quando pensas que te abandonei…

Vibro em cada minuto da tua felicidade.

Choro com cada lágrima tua.

Sofro com toda a tua dor, e te estendo as mãos a todo momento, embora muitas vezes teimes em não me pedires ajuda, mesmo assim, continuo a te proteger…

Conheço-te e sei que és muito especial, como é especial cada filho meu, mas cada um com as suas diferenças, ainda assim o meu amor é incondicional, e ele é o maior amor do mundo. Conheço-te, porque eu te criei…

Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. (Salmo 46:10)